Lisboa +351 916 699 309 | Londres: +44 7729 784853

Curiosidades

Os particulares residentes em países que não pertençam à União Europeia, podem obter o reembolso do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) sobre as compras efetuadas e transportadas na sua bagagem pessoal. 
Quando efetua as suas compras deve pedir uma declaração na loja, na qual é descriminado o valor pago, os bens adquiridos e o montante que poderá ser reembolsado. O reembolso pode ser obtido em dinheiro nos principais Aeroportos europeus ou centros das principais cidades europeias, ou via cartão de crédito ou cheque internacional, desde que as mercadorias sejam mostradas previamente na alfândega.
Poderá obter mais informações em: Portal das Finanças – www.portaldasfinancas.gov.pt  


SAÚDE
Em caso de acidente ou doença, os cidadãos dos países da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suíça, têm acesso a cuidados de saúde gratuitos ou com custos moderados (os mesmos benefícios dos cidadãos portugueses), desde que apresentem o Cartão Europeu de Seguro de Doença (emitido no país de origem) e o seu passaporte ou documento de identificação.
Os brasileiros podem igualmente ter acesso aos hospitais públicos e de saúde gratuitos ou com custos moderados por meio de um Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM / PB4, que deve ser solicitado antes de viajar.
O documento não substitui o seguro internacional particular de saúde, não garante o transporte de corpo, nem translado para onde o portador do certificado deseja atendimento.

112 – Número europeu de emergência
Em qualquer caso de emergência, o 112 pode ser ligado através dos telefones das redes fixa e móvel. A chamada é gratuita e é atendida de imediato pelos centros de emergência que acionam os sistemas médico, policial e de incêndio, consoante a situação verificada.

Cartão de Emergência

Em caso de emergência, há um cartão que poderá falar por si dando às equipas de socorro informações úteis que incluem dados de identificação, contactos, seguradora, doenças, alergias e medicação.
Este documento, que se destina a qualquer pessoa que se encontre em Portugal, pode ser obtido gratuitamente por download nos sites oficiais das entidades promotoras, onde o utilizador deverá preencher os campos em branco, imprimir o cartão, recortá-lo à medida e guardá-lo na carteira para que seja facilmente encontrado em caso de emergência. Obtenha aqui


ELETRICIDADE
A corrente elétrica é de 230/400 volts, na frequência de 50 hertz, e as tomadas de corrente seguem as normas europeias, com dois pinos redondos de diâmetro maior que o brasileiro por exemplo. Sugerimos trazer adaptadores do tipo universal que aí já dá para vários países.

A utilização de fichas de lâmina (padrão americano) deve ser conjugada com um transformador para 230 volts.
Não se esqueça de verificar a voltagem dos seus aparelhos. Normalmente os carregadores de celular, tablet e notebook são bivolt, mas os secadores, chapinha e barbeadores não.
Normalmente os melhores hotéis têm adaptadores para emprestar e assim como secador de cabelo nos quartos.
Para poder usar um aparelho de 110v será necessário comprar um “adaptador de tensão “ou “transformador de potência” para evitar que o seu aparelho danifique. Esse adaptador, custa cerca de 10€, dependendo do modelo.

Lisboa

+351 916699309

lisboa.info@edreamstours.com

Londres

+44 7729 784853

london.info@edreamstours.com

Redes Sociais

2022 Wal Tour. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Bestsites